Pesquisa

Filtros


  • Franchising

    16 de Junho de 2021

    Franchising Ativo kids

    Ler
  • Planeta Terra

    21 de Abril de 2021

    Algumas curiosidades sobre o Planeta Azul

    Ler
  • A importância da água

    22 de Março de 2021

    A água no Planeta

    Ler
  • Abertura de lojas

    18 de Março de 2021

    Venda ao postigo

    Ler
  • Rebranding Ativo

    5 de Março de 2021

    A Ativo mudou!

    Ler
  • 2020

  • ... e troque nas lojas físicas.

    15 de Novembro de 2020

    Encomende Online

    Ler
A importância de uma boa noite de sono nas crianças
21 de Junho de 2021
ativo

O sono nas crianças

Conhece o ditado popular: “Deitar cedo e cedo erguer dá saúde e faz crescer!”?  Pois é, os ditados populares são, por norma, promotores de saúde e bem-estar e têm sempre um fundo de verdade!

O sono é um processo fisiológico natural, fundamental a um bom desenvolvimento físico, mental e intelectual, tendo como principal função a recuperação e a regeneração.

Enquanto dormem, as crianças descansam, sonham e recuperam energia para o dia seguinte para poderem aprender, brincar e serem felizes. De certeza que já reparou que quando elas não dormem bem, no dia seguinte, estão mais inquietas, irritadas e até sentem mais dificuldade em aprender.

É vital para a saúde das crianças terem noites de sono reparadoras, pois é durante o sono que são segregadas hormonas, como a do crescimento, tal como nos refere o ditado popular!

Fatores na regulação do sono

Um dos fatores mais importantes é a luz, pois é no escuro que se segrega a hormona melatonina, que dá início ao sono. Outro fator importante é a temperatura corporal que começa a descer lentamente, a partir das 18h, aproximadamente, até à madrugada seguinte, fazendo com que tenhamos a necessidade de nos aconchegar na cama.

Higiene do sono das crianças

Até aos 3 anos de idade é frequente as crianças terem os “sonos trocados”. Este factor deve-se, muitas vezes, ao facto de fazerem sestas bastante prolongadas. As sestas devem ser feitas em ambiente com luz natural e os pais não necessitam de ter um controlo excessivo dos ruídos. É importante que a criança perceba e diferencie a sesta, do sono mais prolongado durante a noite.

Entre os 3 e os 10 anos, surgem alguns problemas comuns nas crianças, durante a noite, que são os pesadelos noturnos, a dificuldade em dormir no escuro e a enurese.

Os pais devem explicar às crianças que são normais e que não são reais, tranquilizando-as.

É importante que os pais não culpabilizem nem castiguem a criança sempre que acontece uma situação de enurese. Devem, sim, evitar que a criança ingira líquidos ao final do dia. Contudo, se a situação persistir deverão pedir ajuda ao pediatra para despistar possíveis problemas de saúde.

Na adolescência, cabe aos pais imporem limites aos adolescentes para que durmam as horas suficientes, não os deixando ficar até de madrugada a verem televisão, jogar computador, saírem à noite… As horas de sono perdidas não são compensadas, mesmo que durma mais horas ao final da semana!

 

 

 

Tags sono crianças dormir ativo
Ativo

Portes Grátis

Compras >50.00

Ativo

Cartão Cliente

Vantagens